A PRIMAVERA VELOCIPÉDICA FLORESCERÁ COM A AVEIRO SPRING CLASSIC by Margrés
Num traçado desafiador e exigente para quem é duro, dia 23 de março de 2025, a Primavera arrancará em Aveiro, para um grande dia de ciclismo com a 8ª edição da emblemática Aveiro Spring Classic.
À semelhança de anos anteriores, a Cabreira Solutions assume a organização associada ao grande apoio institucional do Município de Aveiro e do main and naming sponsor Margrés e restantes marcas, com o cenário peculiar da linda cidade de Aveiro, com a intenção de reforçar o desígnio de mais bela e participada clássica do ciclismo para todos, realizada na Península Ibérica.
O percurso único desta edição, de cerca de 117km, desta edição culminará no local de partida, ou seja, junto ao Centro de Congressos de Aveiro, com o pódio final a ter como cenário de fundo a ria de Aveiro e o peculiar movimento dos moliceiros. O percursos desenvolve-se por entre estradas nacionais e secundárias, por estradões em “sterrato” e segmentos “pavê”, condimentos essenciais para uma clássica de excelência e geradores de imagens verdadeiramente espetaculares.
Os participantes passarão por quatro concelhos que se associam a esta edição. Passaremos pela rota da Bairrada, mais concretamente em Oliveira do Bairro “num concelho onde a tradição se une com a inovação, onde o antigo se junta ao novo”, onde podemos observar casas abrasonadas, típicas da nobreza daquela região, as várias igrejas e vários pelourinhos de grande interesse histórico no concelho. Durante o percurso será possível admirar a comunidade de Cegonhas-branca existente no Vale do Cértima, assim como todas as outras espécies que se fazem notar por aquelas paragens.
Outro dos concelhos que acolherá a passagem da Clássica será Vagos que se tem destacado como um dos novos destinos turísticos na Região Centro de Portugal. Entre o mar, a floresta e a ria, Vagos oferece praias pinhais convidativos e zonas protegidas ideais para passear e observar espécies únicas que se consubstancia em mais uma oportunidade para divulgar e descobrir este território.
Toda a caravana e staff passarão ainda pelo Município de Ílhavo e, neste, os atletas usufruirão das condições naturais de excelência para a prática desportiva e lúdica que o concelho oferece. Os sete quilómetros de costa atlântica serão revisitados e serão importantes para refrescar andamentos e retemperar energias. O ciclismo, neste dia, será príncipe na terra onde é Rei todo o desporto náutico.
A carismática passagem nas imediações da Vista Alegre será também um dos “pratos” fortes desta edição que promete trazer agradáveis sensações que serão, certamente, partilhadas entre todos os participantes e partilhados nas comunidades cicloturistas, cada vez mais numerosas na realidade nacional.
Aveiro nunca desilude, pelo contrário, é sempre uma agradável surpresa…