Cabreira Solutions

 
GRANFONDO TERRAS DE BASTO

Apresentaçao

Apresentação

Conquistar novos territórios no Granfondo Terras de Basto

A 16 de junho de 2024 será realizada a 2ª edição do Granfondo Terras de Basto, com partida e chegada em Cabeceiras de Basto,  fruto da parceria Cabreira Solutions com as Câmaras Municipais das Terras de Basto.

Este evento herdou todo o arrojo do antecessor Granfondo Sr.ª da Graça adicionando-lhe as mais belas particularidades e valências paisagísticas naturais e patrimoniais, bem como os usos e costumes das gentes das Terras de Basto, bem como o espírito de labuta do Guerreio Basto, ainda hoje, evidente nas tradições dos concelhos de Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto e de Ribeira de Pena. Losango municipal de excelência para o acolhimento e desenvolvimento de hábitos saudáveis de vida e bem-estar proporcionado aos visitantes.

Com um pelotão com cicloturistas vindos de várias nacionalidades que darão corpo a um belo colorido, que se alongará pelas belas estradas desta região, percorrendo os quatro concelhos aderentes, optando pelas distâncias habituais nesta tipologia de eventos de ciclismo para todos.

Os atletas que viagem até às Terras de Basto terão ao seu dispor excelentes condições de alojamento, excelente gastronomia, o sossego da região e as tranquilas margens do rio Tâmega, que lhe permitirão usufruir de agradáveis momentos de ócio e descanso. As passagens pelos concelhos de Terras de Basto ficarão também marcadas pela habitual hospitalidade das gentes locais.

A cultura cabeceirence será dada a conhecer, assim como todo o património arquitetónico e monumentos civis e religiosos de índole variada, desde pontes, igrejas e pelourinhos, núcleos museológicos e casas solarengas, com particular destaque para o Mosteiro de São Miguel de Refojos, Pelourinho de Cabeceiras de Basto e Estátua do Basto.

Neste tipo de eventos, o relevo dado ao enriquecimento cultural faz parte do programa, a par do desenvolvimento de um estilo de vida saudável e o respeito pelo ambiente, cumprindo um plano de sustentabilidade, materializado pela chancela “Pegada Positiva” incutida pela Cabreira Solutions aos participantes, que, inclusive, são premiados pelas práticas exemplares de respeito pelo ambiente e pelo próximo.

A aposta na ampliação da abrangência territorial e na envolvência dos quatro municípios, favorecerá, inevitavelmente, o aumento qualidade do evento, porque os organizadores e as localidades acolhedoras estão conscientes da importância turística que estes eventos trazem para as regiões e tudo farão para que os índices de satisfação sejam também superados e, simultaneamente, difusores de uma divulgação altamente positiva das Terras de Basto como local de eleição para turismo ativo.